O arranque acontece com o festival Eco-Famílias, que se realizará no dia 11 no parque da Lavandeira, com atividades para crianças e que inclui um “desfile” de heróis que fazem parte das fantasias dos mais pequenos.
No mesmo fim de semana Gaia recebe, pela segunda vez em Portugal, o Longboard Pro Gaia by WSL – World Surf League.
Na praia de Canide Norte vão competir alguns dos melhores surfistas do mundo como o brasileiro Rodrigo Sphaier, top 3 mundial, os irmãos franceses Antoine e Edouard Delpero, habituais no top 5 mundial da modalidade, ou os portugueses João Gama, Luís Esteves, Diogo Gonçalves e João Dantas.
Na vertente feminina, e de acordo com a organização, o principal destaque vai para a presença das ex-campeãs mundiais Lindsay Steinriede e Rachael Tilly, dos Estados Unidos, e da brasileira Chloe Calmon, vice-campeã mundial em título e atual líder do ranking mundial.
De 15 a 18 de junho realiza-se pela primeira vez o “Gaia Todo Um Mundo”, um fórum internacional que junta pensadores e artistas em torno da problemática “Desenvolvimento Sustentável e as Alterações Climáticas”.
“Esperando que o evento traga um contributo inestimável para a região, para os seus desafios e desígnios futuros, este fórum internacional traduzir-se-á em quatro dias de uma intensa programação, com 72 intervenções e mais de 230 convidados, oriundos dos cinco continentes”, descreve a autarquia.
Na noite de 17 de junho, as Marchas de S. João prometem invadir a beira-rio. A Câmara de Gaia estima que “milhares de pessoas” assistam a este evento, antecipando a grande noite de S. João, no dia 23 de junho, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, estando previsto que o governante assista ao concerto de José Cid e ao fogo de artifício na companhia do presidente Eduardo Vítor Rodrigues. No dia 24 de junho há a tradicional regata dos barcos rabelos.
A agenda de eventos inclui ainda, a 22 de junho, um concerto da Arrábida Sinfónica, protagonizado pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, ou o Dia do Município a 28 de junho, com Vila Nova de Gaia a festejar o 33.º aniversário da elevação a cidade.
“Gaia é tudo isto. Uma multiplicidade de características e eventos únicos que farão com que o visitante queira voltar. Gaia pretende espelhar o que é mais seu. Através destas iniciativas, pretende-se, acima de tudo, mostrar que este é um território preenchido por fortes identidades locais que transmitem uma enorme personalidade e sentimento de pertença. Mas é mais do que isso. Gaia é um território voltado para o Mundo.”, lê-se na nota enviada às redações.