
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia está a dar um novo passo na melhoria das condições de mais uma comunidade escolar do concelho.
Trata-se da Escola Básica de Murraceses, em Grijó, que, a partir de abril, terá uma “cantina digna e adequada às suas necessidades”, colmatando, assim, “uma necessidade há muito sentida pela comunidade educativa”.
Recordando que, atualmente, a cantina ocupa o espaço do recreio coberto, o que, além de retirar aos alunos “uma área importante para os seus momentos de descanso, nos intervalos das aulas” acarreta uma “dificuldade acrescida” na confeção das refeições, a autarquia adianta que a nova cantina terá “mais espaço de cozinha, despensas e um refeitório maior, libertando os anteriores espaços para outras utilizações”.
A intervenção resulta de um investimento municipal de cerca de 430 mil euros.
Note-se que são cerca de cem os alunos que frequentem a Escola Básica de Murraceses. A escola integra o agrupamento Júlio Dinis e abriga o 1º ciclo do ensino básico, estando os alunos distribuídos por três turmas deste nível de ensino e mais de metade por duas turmas do ensino pré-escolar.
A Câmara Municipal refere ainda que “devido ao pouco espaço existente no alpendre, e face ao número de alunos que diariamente almoçam na escola, houve a necessidade de ocupar uma sala de aula para refeitório”, que, entretanto, foi necessário repor, devido ao aumento do número de alunos.