Bando do Mar

Gaia e Porto devem substituir festas populares por minifeiras no verão

Gaia e Porto devem substituir festas populares por minifeiras no verão

Com o avançar do ano e a data das festas populares a aproximar-se, começam a surgir diversas dúvidas a propósito da realização das mesmas. Se, à semelhança do ano passado, os festejos serão cancelados ou se haverá possibilidade de as realizar, em moldes diferentes. 

Esta segunda-feira, durante a reunião camarária, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia afirmou parecer claro que “neste momento [devido à pandemia da covid-19] não haverá autorização para as nossas festas populares [como o São João e o São Pedro]”. 

Nesse sentido, Eduardo Vítor Rodrigues adiantou que as duas autarquias, Gaia e Porto, estão a estudar “um programa de localização de minifeiras populares em espaços públicos vedados”, avança a Agência Lusa, citada pelo Sapo.

O objetivo da medida, a colocar em prática entre junho e setembro, é compensar a ausência dos festejos nas duas cidades, proporcionando, assim, à população novos momentos de lazer, que incluirão equipamentos de diversão, carrosséis, rulotes de farturas, entre outros. “Queremos proporcionar alguma diversão às pessoas face à ausência de festas populares, mas sobretudo possibilitar que os vendedores ambulantes e as atividades económicas em torno das festas possam ter espaço controlado com regras e segurança para fazer alguma receita”, sublinhou.

Em Vila Nova de Gaia, o autarca revelou que os espaços para acolher as minifeiras – quatro no total – já foram, inclusive, definidos. A escolha recaiu sobre o Parque Maria Adelaide, em Arcozelo, o parque de estacionamento do Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso, a Quinta da Mesquita, em Avintes, e o Centro Cívico de Sarzedo.

Além da diversão, Eduardo Vítor Rodrigues garantiu que as minifeiras contarão também com todas as medidas de segurança impostas no atual contexto de pandemia, nomeadamente acesso condicionado e entrada única controlável, e ainda vigilância assegurada por parte da Polícia Municipal.

O autarca adiantou ainda que, em Vila Nova de Gaia, decorrerá também o “Festival de Street Food”, uma iniciativa que terá lugar no Jardim do Morro, junto à ponte D.Luís I. O evento decorrerá durante dois meses. 

PUB
api.whatsapp.com/send?phone=+351939990111&text=Ol%C3%A1

Viva! no Instagram. Siga-nos.