CIN VinylMatt

Gaia e Porto decidem esta semana futuro da nova ponte

Gaia e Porto decidem esta semana futuro da nova ponte

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, frisou que esta semana vai reunir-se com Rui Moreira, presidente do município do Porto, para “fechar” a decisão relativamente à ponte D. António Francisco dos Santos.

“É neste momento bem claro para toda a gente que, do ponto de vista financeiro e do ponto de vista da razoabilidade da decisão política, o que faz sentido é uma ponte única de dois tabuleiros e, portanto, é preciso fechar o assunto”, afirmou, em declarações aos jornalistas.

Citado pela agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues avançou que tanto o Porto como Gaia estão “muito abertos a resolver o assunto”, e que a intenção dos municípios nunca foi serem “os donos da ponte ou autores da ideia”.

“Era para suprir uma necessidade. Se essa necessidade é suprida à mesma, agora que veio a questão da alta velocidade e com razoabilidade no que diz respeito à gestão da coisa pública, é evidente que estaremos de acordo”, afirmou.

Sobre a análise das seis propostas submetidas ao concurso de conceção e construção da ponte D. António Francisco dos Santos, Eduardo Vítor Rodrigues disse ainda não ter o relatório final do júri, salientando, contudo, que as propostas podem “não estar válidas por causa do valor”.

“Tudo isto decorre com um nível de lentidão processual que altera circunstâncias de preços e ficamos todos mal. Corremos o risco de, não tendo esta decisão, não ter nenhum concorrente validamente aceite com o valor dentro do intervalo definido no concurso e nessa altura fica o concurso deserto”, sublinhou.

Recorde-se que em vez de duas novas pontes sobre o rio Douro, a solução que está a ser negociada entre a Câmara do Porto, Câmara de Gaia e a Infraestruturas de Portugal (IP) passa por “apenas uma ponte com dois tabuleiros: um para o comboio de alta velocidade e outro rodoviário”.

Noticias relacionadas:
Nova ponte sobre o Douro decidida até ao final do ano
Projetos da ponte D. António Francisco dos Santos devem ser apresentados até outubro

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem