PUB
CIN Woodtec

Gaia disponível para assinar protocolo com o LNEC pela segurança da Ponte do Infante

Gaia disponível para assinar protocolo com o LNEC pela segurança da Ponte do Infante

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Estamos interessados em assinar porque esse protocolo vai levar o LNEC a elaborar um relatório sobre o estado da ponte. Não é tanto a decidir quem a vai gerir, mas a elaborar um relatório sobre a ponte, e, numa altura destas, é muito importante ter a intervenção, em termos de segurança, norteada por uma instituição tão reputada como o LNEC”, frisou Vítor Rodrigues.

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, adiantou esta quarta-feira estar disponível para assinar o protocolo de cooperação com a câmara do Porto e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), proposto pela Secretaria de Estado dos Transportes, para avaliação da segurança na Ponte do Infante. Em declarações à Lusa, o autarca realçou que não se pode pôr em risco a segurança “e nada melhor do que o LNEC para mostrar a situação em que a ponte se encontra e [averiguar] alguma necessidade de intervenção”.
Apesar de entender que a câmara “não tem que assumir a ponte”, Vítor Rodrigues considera positiva a proposta feita pela secretaria de Estado para uma “avaliação isenta” sobre o “efetivo estado” da estrutura. “Estamos interessados em assinar porque esse protocolo vai levar o LNEC a elaborar um relatório sobre o estado da ponte. Não é tanto a decidir quem a vai gerir, mas a elaborar um relatório sobre a ponte, e, numa altura destas, é muito importante ter a intervenção, em termos de segurança, norteada por uma instituição tão reputada como o LNEC”, sustentou. Segundo explicou o socialista, o protocolo foi sugerido pela Secretaria (que vai assumir os seus custos) depois da reunião com o Conselho Metropolitano do Porto (CmP) sobre a concessão da STCP e Metro do Porto. Caso avance, o LNEC fará a “avaliação da segurança estrutural e do estado de conservação da Ponte Infante D. Henrique”, na sequência da qual será possível “definir o plano de ações de reparação e manutenção, necessárias ao seu bom desempenho”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2