PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Gaia debate “cidades de rio e vinho”

Gaia debate
A primeira conferência “Cidades de Rio e Vinho – Memória, Património e Reabilitação”, agendada para quinta e sexta-feira, nas Caves Calém, tem como tema central o centro histórico de Vila Nova de Gaia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A iniciativa compreende “intervenções de vários especialistas sobre as características das cidades fluviais e a sua relação com a produção, o comércio e a cultura do vinho”.
“O objetivo principal é dar a conhecer o centro histórico de Gaia, na margem esquerda do rio Douro, e da mais-valia patrimonial que ali existe”, refere o comunicado da autarquia gaiense, responsável pela organização do evento, através da empresa Gaiaurb.
A conferência contará com a presença de especialistas ligados à arquitetura, ao urbanismo e à reabilitação urbana, “uma vez que irá debater-se o tema das dinâmicas culturais e patrimoniais dos centros históricos e a sua reabilitação e fruição como elemento de qualidade de vida das comunidades unidas pelo rio e pelo vinho”.
O arquiteto e administrador não executivo da sociedade de reabilitação urbana Porto Vivo Rui Loza irá falar sobre a “relação indissociável” entre as caves de Gaia e o centro histórico do Porto.
O historiador Gaspar Martins Pereira abordará o tema “Um porto de vinho: a construção histórica do entreposto de Gaia”, criado em 1926.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer