O Centro de Dia Especializado em Doentes de Alzheimer vai nascer nas traseiras da sede da Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia.
A cerimónia de lançamento simbólico da primeira pedra para a construção do Centro de Dia Especializado em Doentes de Alzheimer decorreu no passado dia 22 de abril, um “dia histórico” para a Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis (LACSSR), segundo o seu presidente, Miguel Miranda.
A LACSSR é uma instituição que presta apoio a idosos e dependentes com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e famílias em geral. Segundo a Câmara de Gaia, aquela que foi “a primeira liga de amigos de um centro de saúde do país” está a prestar, atualmente, apoio alimentar diário a 120 pessoas, além de ajudas técnicas, apoio domiciliário, entre outras atividades.
Há muito aguardada, a obra para a edificação do ACER – Apoio Domiciliário, Centro de dia, Estimulação Cognitiva e Respostas Integradas está já a dar os primeiros passos, num terreno situado nas traseiras da sede da instituição. O projeto está dividido em três fases, sendo que a primeira – o centro dedicado ao Alzheimer – está já a decorrer desde meados de março e conta com um apoio da Câmara Municipal de Gaia de 246 mil euros, fruto de um acordo de colaboração assinado pelas entidades em 2019.
Na cerimónia, o presidente da autarquia gaiense assegurou que a obra do ACER terá o apoio da Câmara Municipal “mesmo que a candidatura submetida” pela LACSSR ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais “não seja aprovada”.
“Estamos aqui a iniciar um processo que vai ter continuidade até estar concluído, e vai ter o envolvimento do município seja com PARES, seja sem PARES”, garantiu Eduardo Vítor Rodrigues, recordando que “desde o início temos dito que este projeto merece todo o nosso empenho”, porque é “extraordinário e pode vir a ser emblemático”.
Segundo indicou o autarca, em Gaia, foram apresentadas ao programa PARES perto de vinte projetos, num total superior a 20 milhões de euros.
De referir que, nesse dia, e no âmbito do Fundo de Emergência criado pela Câmara Municipal de Gaia para apoio às IPSS no contexto da pandemia de covid-19, foi também atribuído à Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis uma verba de cerca de 12 mil euros.