PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia assume custo dos passes de estudantes do Ensino Superior

Gaia assume custo dos passes de estudantes do Ensino Superior

A Câmara Municipal de Gaia vai assumir o custo dos passes de transportes públicos dos alunos do Ensino Superior residentes no concelho e que frequentem estabelecimentos de ensino dentro da Área Metropolitana do Porto, anunciou a autarquia. 

A medida, em vigor a partir de 1 de outubro, visa “alargar o leque de apoios sociais a um grupo estudantil que não tem nenhum beneficio social municipal”. Além disso, pretende também “motivar para o uso de transportes públicos” e “apoiar as famílias”, tradicionalmente sobrecarregadas pelas várias despesas educativas.  

“Este apoio revela-se de maior importância no próximo ano letivo, face à situação de pandemia que o país atravessa e com as consequências negativas do ponto de vista económico e social que têm vindo a afetar muitos agregados familiares”, salienta o município. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O processo de inscrição nos serviços municipais, para os interessados em usufruir desta medida, tem início a 7 de setembro. 

De acordo dados revelados à Agência Lusa, e citados pelo Jornal de Notícias, a medida deverá beneficiar cerca de 5 mil estudantes, o que poderá representar um investimento mensal de 120 mil euros. 

No seu portal de notícias, a Câmara de Gaia recorda ainda que, em 2019, foi criado o passe único universal para a ​​​​​​​Área Metropolitana do Porto, com um valor de 30 euros (passe municipal e intermunicipal com três zonas) e de 40 euros (passe metropolitano) e que, em junho de 2020, foi criado o “passe família”, que garante a gratuitidade dos passes para agregados familiares, a partir do terceiro passe, inclusive. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem