CMPorto

Gaia assinala mês da educação ambiental

Gaia assinala mês da educação ambiental

Durante o mês de novembro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai dar a conhecer a iniciativa “Boas Práticas para a Educação Ambiental no Corredor de Frente Fluvial do Rio Douro”, entre a Ponte do Freixo e a Quinta dos Cubos.

O projeto-piloto arranca este fim de semana e visa “assinalar novembro como o mês da educação ambiental”, promovendo uma “cultura ambiental e de cidadania ativa na execução de boas práticas sustentáveis, inclusivas e educativas para toda a população”.

Assim, a autarquia convida todos os cidadãos a participar na iniciativa, de acesso gratuito, que dispõe de atividades programadas “de forma abrangente e multigeracional”. Entre as várias propostas, destaque para a “plantação e o apadrinhamento de árvores”, a “plantação de espécies aromáticas”, workshops, palestras e ainda uma oficina dedicada à construção de ninhos para aves, no Parque Biológico de Gaia, e posterior colocação nos respetivos locais.

O último dia do programa, 29 de novembro, reserva uma “palestra sobre projetos realizados ao nível do desenvolvimento sustentável em comunidade e da transformação e reuso de resíduos” e decorrerá em formato online.

Os resultados e testemunhos deste projeto serão partilhados através de um guia didático, que estará posteriormente disponível em todas as plataformas digitais da iniciativa, sublinha a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em comunicado, realçando que o principal objetivo do guia é “servir de inspiração para futuras atividades a desenvolver no município no âmbito da educação ambiental”.

O Fundo Ambiental é um dos financiadores do projeto, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, que conta com a parceria da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM, Águas de Gaia, EM, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Cantinho das Aromáticas.

Conheça o programa completo:

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem