
O município de Vila Nova de Gaia recebe esta terça-feira, 10 de maio, a exposição “Comunidade em histórias – Memória dos lugares e pessoas de Gaia”. A mostra inaugura no centro cívico do concelho, onde vai estar presente até ao dia 5 de junho.
Trata-se do resultado de uma articulação entre o Museu Ubuntu Gaia, a equipa do projeto “Meu Bairro Minha Rua” e a equipa de desenvolvimento de projetos Plano Director Municipal (PDM) participativo da Gaiurb, E.M. para dar a conhecer a história dos locais pela voz de quem os habita.

De forma a promover uma democracia participada e próxima dos cidadãos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia apostou no resgate e preservação de memórias individuais e coletivas para, a partir daí, pensar e planear a cidade.
“O Mapa de Memórias Coletivas que dá a conhecer o território e a sua evolução ao longo dos anos é o resultado da interação entre a equipa de desenvolvimento do PDM da Gaiurb e os cidadãos, que agora permite percorrer Gaia através dos tempos e na sua geografia”, descreve o município, em comunicado.
Para o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, conhecer a comunidade através das suas histórias é também “um exercício de cidadania participativa, pois temos a responsabilidade de ouvir, recolher e reter o património intrínseco a cada um desses contributos”.
“Ao longo dos últimos meses, em sede de revisão do PDM, chamámos os gaienses a contribuir com o seu conhecimento alicerçado na vivência do município. É tempo, agora, de o darmos a conhecer, juntando muito do que apreendemos nos projetos Ubuntu, que tantas e tão significativas transformações têm trazido à comunidade”, salientou.