
O município de Vila Nova de Gaia apoia 6.778 alunos, com idades entre os 4 e os 24 anos, com a gratuitidade na aquisição do passe escolar no município. A informação foi revelada pela Câmara Municipal, na quinta-feira, e reporta aos números s obtidos até junho de 2021.
Em comunicado, a autarquia destaca que este benefício se prende com algumas das medidas de “apoio complementar à mobilidade”, uma das principais preocupações do atual executivo municipal.
Ainda na quinta-feira, recorde-se, o município, liderado por Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou que vai assumir, novamente, a partir do próximo dia 1 de outubro, os passes de transportes públicos dos alunos do Ensino Superior residentes no concelho, que estudem num estabelecimento de ensino superior, público ou privado, da Área Metropolitana do Porto (AMP).
A medida em causa surge na sequência de outras anunciadas nos últimos anos, nomeadamente a gratuitidade do Passe Sub-13 para alunos entre os quatro e os 12 anos, inclusive, que têm, desde setembro de 2019, a oportunidade de se deslocar, a título gratuito, em todo o território da Área Metropolitana do Porto. Na altura, esta foi implementada na sequência da assinatura do Contrato do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) entre o Estado e a AMP.
Vila Nova de Gaia acrescentou a esta outras medidas de apoio à mobilidade da população em idade escolar, residente em Vila Nova de Gaia, como a comparticipação integral da mensalidade das modalidades 3Z, Municipal e Metropolitano do Passe Andante 4_18 e Passe Andante 4_18(A).
Adicionalmente, recorda, criou também a assinatura gratuita até aos 12 anos, “pelo que o 4_18 só se aplica a alunos a partir dos 13 anos”.