A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia decidiu apoiar crianças e jovens migrantes, entre os 3 e os 14 anos, através da isenção do pagamento da taxa de utilização da piscina municipal de Vila d’Este, para o próximo ano letivo (de setembro a junho).
Este apoio, no valor de 1.331 euros, será votado na próxima reunião do executivo, segunda-feira, 7 de novembro. Feito ao abrigo do projeto Gaia Inclui(-te), resulta de uma candidatura do Clube Jovem Almeida Garrett ao Portugal Inovação Social e conta com a autarquia gaiense como parceira de investimento.
Esta ação visa “a integração social e comunitária de crianças e jovens migrantes, assim como das suas famílias, na comunidade através da dinamização de um conjunto de ações” que promovam o “seu desenvolvimento físico, psicológico e académico”, afirma o portal de notícias do município.
Neste sentido, “a piscina municipal de Vila d’Este será disponibilizada, em dias e horas específicas, para que este público-alvo possa desenvolver esta atividade multidisciplinar”.
Na mesma reunião de Câmara serão ainda votadas duas propostas de isenção do pagamento de taxas de utilização da referida piscina municipal, nomeadamente a oito alunos portadores de deficiência da escola secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves e aos utentes da APPDA Norte – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.