Ao que tudo indica, já há uma nova data para o arranque da reconversão do Ramal da Alfândega. Chegou-se a esperar que o início dos trabalhos iria começar em 2024, mas tudo aponta para que o início ocorra em 2025.
De acordo com o Porto Canal, numa fase inicial, haverá lugar a uma pavimentação para peões e bicicletas. A informação foi dada pela própria Câmara do Porto, à fonte de informação referida, dando conta que tudo começará no 1º trimestre do próximo ano.
Por essa altura, espera-se que seja feito o lançamento do concurso para as obras em questão. É de prever que o futuro do Ramal da Alfândega vá ser dividido em duas fases distintas: pavimentação para circulação suave (1ª fase) e reconversão do espaço para transporte público (2ª fase).
Como explica o município portuense, ao Porto Canal, “o projeto de execução encontra-se na sua fase final de elaboração. Após conclusão do mesmo, serão promovidas as consultas às entidades externas e internas”.
Ainda que não haja uma referência temporal concreta, é de prever que a 2ª fase vá ser mais demorada do que a 1ª fase. Isto porque a reconversão do Ramal da Alfândega exige a participação de mais entidades, como a STCP, e terá de obter o aval de diferentes órgãos municipais.
Nesta fase, a autarquia do Porto assegura que “encontram-se em curso os trabalhos para a elaboração das peças do procedimento relativo à exploração do Ramal da Alfândega”.
Ao que consta, a recuperação do Ramal da Alfândega poderá ascender aos 10,7 milhões de euros de investimento. O valor em questão é dividido entre duas parcelas: 1,2 milhões de euros para veículos e 9,5 milhões de euros para a infraestrutura.
Os valores em questão são relativos a uma futura ligação direta entre Campanhã e a Alfândega. O estudo em questão foi divulgado, em outubro de 2023, pela STCP.
Puxando um pouco a “fita” atrás no tempo, o túnel de 1,3 quilómetros, na zona em questão, chegou a servir para transportar as mercadorias que chegavam à Alfândega. Estas, depois, eram encaminhadas de comboio, a partir de Campanhã.
Importa referir que o Ramal da Alfândega está desativado desde 1989, ou seja, há cerca de 35 anos. É de prever que a construção desta “nova vida” do Ramal da Alfândega comece já a entrar em ação no início de 2025.