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Futuro do Ramal da Alfândega? Já há data para os primeiros avanços

Futuro do Ramal da Alfândega? Já há data para os primeiros avanços

Ao que tudo indica, já há uma nova data para o arranque da reconversão do Ramal da Alfândega. Chegou-se a esperar que o início dos trabalhos iria começar em 2024, mas tudo aponta para que o início ocorra em 2025.

De acordo com o Porto Canal, numa fase inicial, haverá lugar a uma pavimentação para peões e bicicletas. A informação foi dada pela própria Câmara do Porto, à fonte de informação referida, dando conta que tudo começará no 1º trimestre do próximo ano.

Por essa altura, espera-se que seja feito o lançamento do concurso para as obras em questão. É de prever que o futuro do Ramal da Alfândega vá ser dividido em duas fases distintas: pavimentação para circulação suave (1ª fase) e reconversão do espaço para transporte público (2ª fase).

Como explica o município portuense, ao Porto Canal, “o projeto de execução encontra-se na sua fase final de elaboração. Após conclusão do mesmo, serão promovidas as consultas às entidades externas e internas”.

Ainda que não haja uma referência temporal concreta, é de prever que a 2ª fase vá ser mais demorada do que a 1ª fase. Isto porque a reconversão do Ramal da Alfândega exige a participação de mais entidades, como a STCP, e terá de obter o aval de diferentes órgãos municipais.

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Nesta fase, a autarquia do Porto assegura que “encontram-se em curso os trabalhos para a elaboração das peças do procedimento relativo à exploração do Ramal da Alfândega”.

Ao que consta, a recuperação do Ramal da Alfândega poderá ascender aos 10,7 milhões de euros de investimento. O valor em questão é dividido entre duas parcelas: 1,2 milhões de euros para veículos e 9,5 milhões de euros para a infraestrutura.

Os valores em questão são relativos a uma futura ligação direta entre Campanhã e a Alfândega. O estudo em questão foi divulgado, em outubro de 2023, pela STCP.

Puxando um pouco a “fita” atrás no tempo, o túnel de 1,3 quilómetros, na zona em questão, chegou a servir para transportar as mercadorias que chegavam à Alfândega. Estas, depois, eram encaminhadas de comboio, a partir de Campanhã.

Importa referir que o Ramal da Alfândega está desativado desde 1989, ou seja, há cerca de 35 anos. É de prever que a construção desta “nova vida” do Ramal da Alfândega comece já a entrar em ação no início de 2025.

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