
Nas últimas horas, e tal como a VIVA noticiou, ficamos a conhecer a solução para os problemas de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI). Esta foi divulgada numa reunião entre o ministro das Infraestruturas e os representantes dos municípios do Grande Porto.
Segundo Miguel Pinto Luz, a solução vai passar por uma “redução drástica das portagens para provocar, com a elasticidade do preço, mudança de tráfego para a CREP”. As mudanças devem entrar em vigor já nos próximos 4 ou 5 meses.
Rui Moreira acredita que a VCI poderia ter um metrobus
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), para além da solução apresentada por Miguel Pinto Luz, Rui Moreira refere que a VCI deveria, no futuro, adotar uma espécie de metrobus “com entrada e saída pela faixa central e com pontes”.
Nas palavras do presidente da Câmara do Porto, “eu defendo que a VCI, no futuro, deva ter um [metrobus] que faça a circulação completa, ou seja, um sistema circular utilizando um [metrobus], já agora, com entrada e saída pela faixa central e com pontes”.
As declarações de Rui Moreira foram proferidas na sede da Área Metropolitana do Porto (AMP), pouco depois da reunião com o ministro das Infraestruturas. Na visão do autarca portuense, o futuro na VCI pode ainda contemplar “fortíssimas inibições ao transporte individual nestes percursos alargados”.
O próprio colocou ainda a hipótese de se colocarem portagens na VCI, após estarem finalizadas as obras da Metro do Porto. Rui Moreira disse ainda, em jeito de exemplo, que é “normal” as pessoas quererem levar o carro para a Baixa.
Se assim o fizerem, terão de pagar “nomeadamente o estacionamento”. O autarca reflete que, se calhar, o mesmo se deve aplicar às vias onde circulam.