PUB
Galiza3

Futuro da representação política democrática em Portugal debatido em colóquio

Futuro da representação política democrática em Portugal debatido em colóquio

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett é palco de um colóquio que debate o futuro da representação política democrática, a propósito dos 200 anos da criação do Sinédrio e no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português. A entrada é livre.

Está a cargo do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a sessão de abertura, marcada para as 9h30.
Seguidamente é a vez da  conferência inaugural da responsabilidade de Artur Santos Silva, antigo presidente das Comemorações do Centenário da República. A manhã é preenchida com um debate de teor mais académico e a tarde de teor mais político.
Refira-se que o Sinédrio, uma associação fundada por Manuel Fernandes Tomás, Ferreira Borges, Silva Carvalho e Ferreira Viana, foi constituído na cidade do Porto a 22 de janeiro de 1818.
Esta associação secreta, que tinha como grande objetivo instaurar o liberalismo em Portugal, interveio ativamente na organização da revolução liberal de agosto de 1820. Tudo culminaria na implantação em Portugal de um regime constitucional e representativo, com a primeira Constituição Portuguesa, datada de 23 de setembro de 1822.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3