A realização de trabalhos de manutenção no Funicular dos Guindais, no Porto, vai obrigar ao seu encerramento de 17 a 20 de fevereiro.
Segundo explicou à Lusa fonte da Metro do Porto – empresa que opera o equipamento -, o encerramento está relacionado com a operação de manutenção anual do meio de transporte que liga a zona da Batalha à Ribeira.
Construído em 1891, o Funicular dos Guindais foi totalmente recuperado no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, ainda que só tenha sido inaugurado em fevereiro de 2004.
O funicular é atualmente uma das atrações turísticas da cidade, oferecendo, a descer ou a subir a inclinada rampa, uma panorâmica sobre o rio Douro, a ponte Luiz I e o Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
Atualmente a exploração e operação do equipamento está a cargo da Metro do Porto. No entanto, em março, o Funicular dos Guindais e também o Ascensor da Ribeira do Porto (mais conhecido como Elevador da Lada) regressam à gestão da Câmara do Porto.
O objetivo é enquadrar estes dois equipamentos num sistema integrado de ligações mecanizadas entre a cota alta e a cota baixa do Centro Histórico do Porto, “potenciando desta forma a acessibilidade, a mobilidade e a fixação da população residente nestas zonas da cidade”, refere a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, citada pelo portal da autarquia.
A gestão vai ser feita através de um contrato de prestação de serviços à Liftech, operadora que venceu o concurso público por prévia qualificação, no valor de 2,17 milhões de euros. “Neste momento, o contrato aguarda o visto prévio do Tribunal de Contas para que possa efetivamente ser executado”, explica o Município.