A União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, lançou esta semana um serviço de consultoria, gratuito, para apoiar famílias com dificuldades financeiras, que visa “mitigar os impactos negativos da sua situação económica” atual.
Os dados da União de Freguesias revelam que 400 famílias recorrem atualmente a programas de ajuda alimentar, 2.228 pessoas estão desempregadas e inscritas no Centro de Emprego, sendo que a maioria (1.485) não recebe subsídio.
De acordo com o presidente da União de Freguesias, Nuno Ortigão, cerca de mil famílias estarão em situação de dificuldade financeira. “Sabemos também que 550 pessoas recebem o Rendimento Social de Inserção, totalizando 1.264 beneficiários”, pelo que “esta realidade retrata a necessidade do serviço de consultoria para o apoio às famílias e para a reestruturação do seu orçamento familiar”.
O atendimento à população acontece às segundas-feiras de manhã, no edifício de Aldoar, e é assegurado por responsáveis da Associação Ipsum Home, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo transmitir e divulgar às famílias um conjunto de boas práticas que promovam uma gestão financeira equilibrada e responsável dos seus recursos.
Consulta de diagnóstico, ajuda na criação do orçamento familiar, elaboração de proposta de reajustamento financeiro e de planos de formação vocacionados à reeducação financeira, são alguns dos serviços disponibilizados à população.
O contrato entre a União de Freguesias e a Associação Ipsum Home tem a validade de seis meses, “com avaliação nos primeiros dois”, e tem um custo de 1.440 euros.
De acordo com os Censos 2011, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde conta com uma população de 28.858 habitantes.