Quarenta fotografias do músico britânico vão estar em exposição, de 5 de setembro a 4 de novembro, no ArrábidaShopping. Haverá ainda um ciclo de cinema e concertos.
O ArrábidaShopping, em Vila Nova de Gaia, vai receber uma exposição com fotografias do músico britânico David Bowie, desaparecido em janeiro de 2016.
“Iconic Bowie” é uma coleção de 40 fotografias da autoria de nomes como o britânico Terry O’Neill, que capturou também gente como Judy Garland, Frank Sinatra ou Rolling Stones ao longo dos anos, de Markus Klinko, que nasceu na Suíça e assinou a fotografia da capa de “Heathen”, disco de Bowie de 2002, do fotógrafo de moda inglês Norman Parkinson, que morreu em 1990, bem como dos seus compatriotas Justin de Villeneuve, que foi o manager da supermodelo Twiggy, e de Gerald Fearnly, que era irmão do baixista de The Buzz, banda que atuava com Bowie nos anos 1960, e o registou em jovem.
As imagens foram escolhidas a partir das mais de 250 que constam do acervo da Iconic Images, agência irlandesa que representa arquivos fotógrafos históricos.
A curadoria é de David Fonseca – o compositor, intérprete e ocasional fotógrafo que em 2017 juntou vários outros músicos portugueses em Bowie 70, tributo a Bowie que resultou num disco e num espetáculo ao vivo –, e de Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, que trabalha com a agência donde vêm as imagens.
Durante os dois meses da exposição “Iconic Bowie” estão previstos vários momentos de programação paralela: um ciclo de cinema nas salas UCI Arrábida com estreia inédita em Portugal, em sala, do documentário “David Bowie: The Last Five Years”, e de outros títulos a anunciar; atuações musicais com programação de David Fonseca que trará alguns artistas convidados para interpretarem músicas de David Bowie em versões minimalistas e o lançamento especial de livro/catálogo das fotos da exposição e merchandising.