Mariza é um dos nomes grandes da música portuguesa e esteve presente, nos dias 13 e 14 de dezembro, na Super Bock Arena, no Porto. A VIVA esteve presente neste regresso à Invicta e fotografou alguns momentos da cantora em palco.
Com uma carreira de mais de duas décadas, recorde-se que a artista lançou “Fado em Mim”, em 2001, que a projetou internacionalmente com o prémio de Melhor Artista Europeia da BBC Radio 3. Desde então, tem sido voz para inúmeros hits.
Entre estes, por exemplo, “Quem Me Dera”, “Mãe” ou “Melhor de Mim”, que somam dezenas (e dezenas) de milhões de reproduções, nas plataformas digitais. A fadista não só conquistou platinas e prémios ao longo da carreira, como tem vindo a reafirmar o seu compromisso com a tradição portuguesa.
Prova disso mesmo são trabalhos como Fado Tradicional (2010) e Mariza Canta Amália (2020), um tributo a Amália Rodrigues. Nascida em Moçambique e criada na Mouraria, Mariza não apenas preservou as suas raízes culturais, mas também as reinventou, levando o fado a novos públicos pelo mundo.
Os concertos de Lisboa e Porto foram verdadeiras celebrações da música portuguesa, na voz de uma das cantoras mais populares do nosso país.