Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Fórum de Cidadania de Canelas cresce “a bom ritmo”

Fórum de Cidadania de Canelas cresce “a bom ritmo”

A construção do edifício do Fórum de Cidadania de Canelas, um investimento da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia superior a 900 mil euros, está a decorrer “a bom ritmo”. 

A informação foi avançada esta terça-feira pelo próprio município, que prevê que a obra esteja concluída no final do mês de março. 

A autarquia, liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, apostou na construção deste novo equipamento para “servir a população, quer do ponto de vista de serviços de apoio à comunidade, quer no contexto do desenvolvimento de atividades culturais”. 

O Fórum de Cidadania de Canelas irá contar com uma sala comunitária apta à realização de exposições, conferências e diferentes eventos culturais e sociais, apoiados por bastidores técnicos, copa, sanitários e arrumos de equipamentos e mobiliário, privilegiando a interação da vivência do espaço interior com o espaço exterior.  

Recordando que Canelas é uma freguesia repleta de associações ligadas ao teatro e a outras artes que têm de procurar salas fora da esfera municipal para realizar as suas apresentações, o autarca de Gaia referiu que este novo espaço “terá todas as condições técnicas para espetáculos e outro tipo de eventos, tal como já está a acontecer em vários pontos do concelho, quer graças a construções, quer graças à reabilitação de salas ou edifícios já existentes”.  

Os trabalhos em causa envolvem um investimento total de 930 mil euros, que engloba ainda os arranjos exteriores na envolvente ao edifício, com requalificação de passeios e jardins da avenida Alves de Oliveira.  

Paralelamente, a Câmara Municipal está a levar a cabo a obra de conservação e restauro do Coreto de Canelas, cuja conclusão também está prevista para março. O objetivo da empreitada é “proteger os valores patrimoniais, a conservação física dos materiais” e o “respeito contínuo pelo aspeto funcional do imóvel e pela preservação das memórias e das linhas histórico-artísticas” de um importante e emblemático bem patrimonial de Gaia. 

O investimento municipal nesta obra é de 128 mil euros. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes