PUB
Recheio 2024 Institucional

Formalizado consórcio para a criação do Parque Verde da Asprela

Formalizado consórcio para a criação do Parque Verde da Asprela

O investimento global para o Parque Verde Central da Asprela ronda os 1,9 milhões de euros. Estima-se que esteja concluído em 2020.

O executivo da Câmara Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, a constituição do consórcio que será responsável pela criação do Parque Verde Central da Asprela.

Além da autarquia, integram o grupo a Universidade do Porto, proprietária dos terrenos onde vai nascer o parque, o Politécnico do Porto, que tem várias escolas naquele polo, e a empresa municipal Águas do Porto.

De recordar que o projeto do Parque Central da Asprela foi apresentado ao executivo municipal em outubro do ano passado.

Na apresentação, Paulo Farinha Marques, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e coordenador da equipa multidisciplinar responsável pelo projeto, explicou que “as ribeiras serão as estrelas deste parque“.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O parque terá uma área de 60 mil metros quadrados, serão plantadas mais de 600 árvores, serão tratados os cursos de água, criadas bacias de retenção de água, um dique, caminhos, passadiços e pequenas pontes de circulação pedonal, ciclável e adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.

O investimento global da obra será de 1,9 milhões de euros, sendo que um milhão será financiado através do Fundo Ambiental, criado pelo Ministério do Ambiente.

A Câmara do Porto fica responsável pela liderança estratégica, “respondendo pelo projeto perante o Fundo Ambiental para todos os efeitos de ordem técnica, legal e administrativa e assegurando todas as comunicações com o referido Fundo”.

O acompanhamento no terreno da evolução dos trabalhos será assegurado pela empresa municipal Águas do Porto que, “no âmbito do seu objeto estatutário, tem a responsabilidade da recuperação e renaturalização das ribeiras urbanas, destacando-se de entre estas a Ribeira da Asprela, na qual já há uma intervenção executada e outra em projeto de execução”.

A autarquia estima que o Parque Verde Central da Asprela esteja concluído em 2020.

 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem