O programa Cultura em Expansão, promovido pela Câmara Municipal do Porto, abriu candidaturas para apoiar 20 novos projetos de práticas artísticas a serem desenvolvidos na cidade. Esta iniciativa visa fortalecer a ligação entre criadores, comunidades locais e estruturas culturais, apostando no potencial transformador da arte para promover coesão social.
Nesta edição, estão disponíveis duas categorias de apoio:
- Seis projetos de cocriação comunitária, com um financiamento máximo de 14.000 euros cada.
- Catorze projetos de criação participativa, que poderão receber até 7.000 euros por proposta.
De acordo com a publicação da Ágora, os projetos podem abranger áreas como artes visuais, artes performativas, música, literatura, curadoria, edição, vídeo e intervenções em espaço público.
O júri desta convocatória será composto por especialistas como Gonçalo Canto Moniz (investigador e professor), Gabriela Vaz Pinheiro (artista e investigadora), Sofia Vitorino (investigadora), Sofia Maia (presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos) e Rui Silvestre (diretor na Ágora – Cultura e Desporto, E.M.).
As candidaturas estão abertas até 28 de fevereiro, às 18h00, e todas as informações detalhadas, incluindo o processo de inscrição, estão disponíveis no site oficial do programa.
Desde a sua criação, em 2014, o Cultura em Expansão tem-se destacado como um projeto anual de promoção cultural que atua em várias zonas descentralizadas da cidade do Porto. Desenvolve iniciativas em parceria com associações de moradores, coletividades e outros espaços comunitários, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura.
Ao fomentar a participação das comunidades e estimular o desenvolvimento artístico, o programa contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equilibrada e reafirma o seu compromisso com a valorização cultural em territórios menos centralizados.