A Fonte dos Leões, situada na Praça de Gomes Teixeira, passou por uma “intervenção profunda” desde o mês de outubro de 2022, tendo sido reinaugurada nesta terça-feira, dia 7 de fevereiro.
Os trabalhos, resultantes de um investimento de “cerca de 27 mil euros”, permitiram não só a instalação de um “novo sistema de sensorização e monitorização”, melhorando a sua eficácia, como também relembrar “as suas origens e os seus traços e cores originais”.
A fim de promover a sustentabilidade, a nova tecnologia possibilita reduzir o desperdício de água e viabiliza a “iluminação de baixo consumo”.
Segundo Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, “está dotada de melhores sistemas de segurança e salubridade e de um novo sistema de desinfeção e filtragem. A intervenção está em linha com as diferentes orientações da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, que o Município do Porto tem vindo a implementar”. “A preocupação com a poupança de água é uma constante na cidade do Porto. Em 2022, o município adotou, por exemplo, uma série de medidas no que respeita ao consumo de água destinada à rega dos jardins, tendo alcançado uma diminuição de cerca de 22%, relativamente ao ano de 2021″, reitera.
A empresa municipal Águas e Energia do Porto foi a responsável pela obra e, além da evolução na parte técnica do monumento, “toda a componente estética foi reabilitada, desde o imponente fuste, decorado com a postura dos quatro leões que a constituem e dos dois pratos que completam a sua altura, até ao trabalho de estereotomia do tanque que recolhe as águas”, informa, ainda, o comunicado oficial enviado à VIVA!.
Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)