
Este domingo, dia 29 de junho, ficou marcado por uma tarde diferente de praia em várias zonas do país. Em diferentes pontos da costa portuguesa, foi avistada uma “nuvem-rolo”, que aparentava ser uma onda gigante.
Como é possível ver nas imagens em baixo, que foram capturadas na zona da Figueira da Foz, este era o aspeto visual do céu na tarde de domingo.
No entanto, não foi só aqui que o fenómeno se avistou. Conforme relata o jornal O Jogo, também na praia de Maceda (Ovar), por exemplo, se registou tal fenómeno. Pela Internet, são inúmeros os relatos de utilizadores que dão conta de terem visto o acontecimento: desde Viana do Castelo, à Póvoa de Varzim, Cascais, Aveiro, Nazaré, entre muitos outros locais.
O que é uma nuvem-rolo?
Quem deu uma explicação sobre o assunto foi a Organização Meteorológica Mundial (OMM), citada pela SIC Notícias. A OMM explica que esta é uma espécie de “massa de nuvem longa, tipicamente baixa, horizontal, destacada e em forma de tubo, que muitas vezes parece rolar lentamente em torno de um eixo horizontal”.
De acordo com o Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, estas nuvens associam-se geralmente a tempestades acompanhadas de ventos fortes, granizo, trovões ou relâmpagos.
A mesma fonte refere que as nuvens se formam a partir da “interação do ar relativamente ao frio, que desce do interior da nuvem com um ar mais aquecido no ambiente envolvente”. O ar sobre, o vapor condensa-se, o que permite criar este tipo de nuvens.