PUB
Galiza3

Foi vista uma “nuvem-rolo” pelas praias de Portugal: o que é esse fenómeno?

Foi vista uma

Este domingo, dia 29 de junho, ficou marcado por uma tarde diferente de praia em várias zonas do país. Em diferentes pontos da costa portuguesa, foi avistada uma “nuvem-rolo”, que aparentava ser uma onda gigante.

Como é possível ver nas imagens em baixo, que foram capturadas na zona da Figueira da Foz, este era o aspeto visual do céu na tarde de domingo. 

No entanto, não foi só aqui que o fenómeno se avistou. Conforme relata o jornal O Jogo, também na praia de Maceda (Ovar), por exemplo, se registou tal fenómeno. Pela Internet, são inúmeros os relatos de utilizadores que dão conta de terem visto o acontecimento: desde Viana do Castelo, à Póvoa de Varzim, Cascais, Aveiro, Nazaré, entre muitos outros locais.

O que é uma nuvem-rolo?

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quem deu uma explicação sobre o assunto foi a Organização Meteorológica Mundial (OMM), citada pela SIC Notícias. A OMM explica que esta é uma espécie de “massa de nuvem longa, tipicamente baixa, horizontal, destacada e em forma de tubo, que muitas vezes parece rolar lentamente em torno de um eixo horizontal”.

De acordo com o Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, estas nuvens associam-se geralmente a tempestades acompanhadas de ventos fortes, granizo, trovões ou relâmpagos.

A mesma fonte refere que as nuvens se formam a partir da “interação do ar relativamente ao frio, que desce do interior da nuvem com um ar mais aquecido no ambiente envolvente”. O ar sobre, o vapor condensa-se, o que permite criar este tipo de nuvens.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3