
Entre o fim de uma época e o início da outra, já se sabe que são várias as novidades dentro da estrutura dos principais clubes do futebol. Um exemplo disso é o FC Porto, que passará a acolher um antigo árbitro na sua estrutura.
De acordo com o jornal Record, o emblema azul e branco passa a contar com a colaboração de Bertino Miranda, que chegou a arbitrar em jogos internacionais. Este assumirá a função de assessoria e formação na área da arbitragem e leis de jogo.
Como explica o mesmo órgão de comunicação, a contratação de Bertino Miranda tem o principal objetivo de “manter atletas, treinadores, dirigentes e colaboradores, desde as equipas profissionais masculinas e feminina até às equipas de formação, atualizados e sensibilizados para as especificidades da arbitragem no futebol”.
Recorde-se que o antigo árbitro em questão chegou a ser considerado o melhor árbitro assistente do mundo, em 2012, pelo IFFHS. Na época em questão, fez parte da final do Campeonato da Europa e da UEFA Champions League.
Já não exerce a arbitragem desde o ano de 2016, no entanto passou a fazer parte do Conselho de Arbitragem da FPF.
Por falar na estrutura do FC Porto
No sentido inverso, sai da estrutura do FC Porto o diretor-desportivo Andoni Zubizarreta. O jornal O Jogo avançou que este tem os “dias contados” no cargo em questão. Trabalhou com André Villas Boas no Marselha, mas a ausência de substituições de peso para as saídas de Nico González e Galeno terão “fragilizado” a sua posição.
Neste mercado de verão, o FC Porto já se despediu de jogadores como Iván Marcano e Fábio Vieira. Espera-se que mais jogadores da equipa possam sair, como Otávio, Tiago Djaló, Samuel Portugal, Gonçalo Borges, Deniz Gul, André Franco, Namaso, Pepê, Grujic e Otávio.