Os Jardins do Palácio de Cristal foram o palco da 11.ª edição do festival literário, que decorreu entre 23 de agosto e 8 de setembro, registando uma afluência recorde de visitantes.
Durante os 17 dias de evento, a Feira do Livro do Porto acolheu cerca de 223 mil pessoas, um aumento de 18% face à edição anterior. Com 130 stands de editores, livreiros, distribuidores e alfarrabistas, a feira ultrapassou todas as expectativas.
Sob o tema “Por mais solar que seja o coração”, esta edição homenageou o poeta Eugénio de Andrade, destacando a sua poesia e obra, em torno das quais se organizou uma programação variada, composta por mais de uma centena de atividades culturais.
Ao longo das duas semanas, os Jardins do Palácio de Cristal foram palco de concertos, conversas, apresentações de livros e reflexões sobre temas da atualidade, atraindo um público diversificado e animado pela luz e pelas palavras do poeta.
Com um aumento de 34 mil visitas face ao ano anterior, esta edição reafirma o sucesso crescente do evento, que já em 2023 tinha registado um número de visitantes sem precedentes. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, destacou o equilíbrio entre a oferta de livros e uma programação cultural diversificada, salientando ainda a importância das atividades dirigidas às crianças e a acessibilidade dos stands, que proporcionaram uma experiência positiva a todos os visitantes.
Com a promessa de regressar no próximo verão, a Feira do Livro do Porto continuará a encher os Jardins do Palácio de Cristal com a celebração da literatura. Uma nova homenagem será prestada a mais uma figura literária da cidade, continuando a tradição de plantar uma tília em sua honra, enquanto se mantém viva a palavra escrita, falada e cantada na cidade.