A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) fez um alerta para a existência de um e-mail fraudulento que alguns contribuintes estão a receber sobre supostas regularizações de dívidas, salientando que o mesmo deve ser ignorado e apagado.
“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, nas quais é pedido que se carregue num «link» que é fornecido para eventual regularização da sua situação tributária”, afirma o alerta publicado esta quinta-feira, dia 21, no Portal das Finanças.
Entre os exemplos de mensagens que estão a ser enviadas inclui-se uma em que o contribuinte é “confrontado” com o “envio da declaração e processo de execução de dívidas”, ao qual se pede que proceda à regularização tributária seguindo um link que é fornecido e que, avisa o fisco, é fraudulento.
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, refere a AT frisando que o contribuinte não deverá, de forma alguma, “efetuar essa operação”.
Referir que este é o quinto alerta de segurança da AT desde o início do ano.