PUB
Amanhecer - sacão

Fiscais da Unir aplicam novas “sanções” a partir de julho: e não é ao passageiro

Fiscais da Unir aplicam novas

É já a partir do mês de julho que os fiscais da rede de autocarros Unir vão para o terreno inspecionar se há lugar a autuações. Nesta fase, ainda não sabemos ao certo em que dia é que os fiscais da Unir vão começar a operação.

A informação foi revelada pelo presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), esta sexta-feira, dia 27 de junho. Nas palavras de Marco Martins, citado pelo Porto Canal, “a partir de meio de julho começamos a aplicar as sanções contratuais aos operadores da Rede Unir que, de facto, não cumprem o que está estipulado, seja sob o ponto de vista de características das viaturas, de qualidade, de conforto ou, até, de decoração”.

A afirmação de Marco Martins foi proferida durante uma apresentação, num encontro do Conselho Metropolitano do Porto (CmP). É de salientar que esta iniciativa tem como visado a operação em si e não o passageiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O representante da TMP explica que o foco é garantir que tanto o operador como o motorista estão a atuar de acordo com o que é suposto. Numa fase inicial, haverá 6 fiscais, sendo que, até ao final de 2025, deverão ser acrescentados mais 4.

Unir tem crescido nos últimos tempos: garante a TMP

Apesar da fiscalização redobrada, Marco Martins salienta que, entre janeiro e maio de 2025, a Unir registou perto de 15 milhões de validações. Em termos comparativos, trata-se de cerca do dobro de 2024, para o mesmo período.

O líder da TMP realça que tem sido registado um crescimento de 10% ao mês, o que, no seu entender, é “muito bom” e “para continuar”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3