
Este sábado e domingo, dias 15 e 16 de setembro, há roteiros, visitas orientadas e palestras na Galeria da Biodiversidade e no Jardim Botânico do Porto para assinalar o Dia da Ecologia em Portugal e o Dia Internacional do Microrganismo.
O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) celebra o Dia da Ecologia em Portugal e o Dia Internacional do Microrganismo – que se comemoram respetivamente a 14 e 17 de setembro – com um programa de atividades pensadas para toda a família.
Consciencializar a população para uma relação sustentável e saudável com o meio ambiente é a principal finalidade da iniciativa “Fim de Semana da Microecologia”, que inclui roteiros, visitas orientadas e palestras na Galeria da Biodiversidade (Centro Ciência Viva) e no Jardim Botânico do Porto.
Assim, no sábado, pelas 10h, há um Roteiro do Conhecimento que convida a descobrir a microecologia do Jardim Botânico do Porto, incidindo sobre locais muito particulares deste espaço verde, que recentemente foi nomeado para o Prémio de Arquitetura Mies van der Rohe 2019.
Da parte da tarde, às 18h, está agendada uma palestra na Galeria da Biodiversidade, conduzida pelo professor David Pereira, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, sob o tema “A química (ecológica) enquanto ferramenta de comunicação nos ecossistemas”.
No domingo, o Museu de História Natural e da Ciência promove outro Roteiro do Conhecimento no Jardim Botânico, entre as 16h e as 18h. Na mesma tarde, está também programada uma nova palestra na Galeria da Biodiversidade, protagonizada por Daniel Folha, investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que vai refletir sobre a presença da água no universo e como esta pode “ser um indicador da presença de organismos vivos”, refere a organização.
Nos dois dias estão ainda previstas visitas orientadas à Galeria da Biodiversidade.
Todas as atividades são de participação gratuita, mas implicam a realização de inscrição prévia através do email [email protected].