Sogrape

Filme de alunos do Porto premiado em festival na Croácia

Filme de alunos do Porto premiado em festival na Croácia

O filme realizado, em 2020/2021, pelos alunos do 4.º ano da Escola Básica Carlos Alberto – Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas foi recentemente premiado no Festival Internacional de Cinema de Animação VAFI & RAFI, na Croácia.

O filme, intitulado “Olhar para o nada”, foi duplamente distinguido, uma vez que, “não só obteve um honroso segundo lugar na categoria VAFI MINI (>10), como também arrecadou o Prémio Blue VAFI, que tem a particularidade de ser atribuído aos filmes que promovem os direitos das crianças”, indica a Câmara do Porto.

A partir do “contacto com o haiku, uma forma poética de origem japonesa, as crianças, retidas em casa pela pandemia, observaram o mundo pela janela e mergulharam nas memórias para criar poemas, que, ao voltar para a escola, juntaram neste filme”, afirmava o júri do concurso, citado no portal de notícias da autarquia.

“Olhar para o nada”, afirmava ainda a avaliação, “apresenta o mundo infantil e fala honestamente sobre coisas que são importantes para as crianças. Através deste filme, vemos em ação o direito das crianças de se expressarem livremente através de vários meios de expressão – palavra, imagem e animação – com ponderado apoio e orientação dos adultos.”

Referir que sste filme, também distinguido em 2021 com o Prémio Golden Honorable Mention no Festival HALO ECHO, na Polónia, foi ainda selecionado para o International Children’s Rights Film Festival ICRFF na Turquia.

Foto: Câmara Municipal do Porto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes