
O festival que anima as varandas da Baixa do Porto está de regresso à Invicta, com espetáculos gratuitos de música, teatro, dança e poesia, de 1 de agosto a 5 de setembro, todas as sextas-feiras, a partir das 22h00.
Em comunicado, a Câmara do Porto convida “o público a olhar para o alto dos edifícios”, pois “o palco está literalmente suspenso no andar de cima, seja numa varanda, janela ou terraço da Invicta”.
As portadas do Festival Varandas abrem-se no primeiro dia de agosto, com um concerto dos Pedra D’Audiência, em plena rua das Flores, junto aos Caldeireiros.
Segundo a autarquia, a aposta na música tradicional portuguesa será uma das novidades desta edição, com uma forte aposta no fado do Porto – no dia 15, há espetáculo com Rita Ruivo, na Praça das Cardosas –, mas também em sons mais contemporâneos, como é o caso dos nortenhos “Prana”, em concerto marcado para 22 de agosto, na Cordoaria.
Para além da música, a programação do Varandas inclui ainda sessões de poesia (8 de agosto, na rua das Flores, junto à Estação de S. Bento), teatro (29 de agosto, em Miragaia), um baile (5 de setembro, Clérigos, junto à porta do Olival), bem como espetáculos infantis e atividades para a família (todas as manhãs de sábado no mês de agosto).
Face ao sucesso verificado em 2013, a organização do Festival vai reeditar iniciativas como o “Varandinha” (teatro infantil) ou o “Varandas com História” (percurso histórico guiado por varandas da cidade), este ano em português e inglês, “procurando assim atrair os turistas que visitam a cidade”.
Mas há ainda lugar a estreias, como o “Horta na Varanda” (workshop de agricultura vertical e horizontal em varandas, orientado pela Hydronerd), o “Varandear” (percurso/workshop fotográfico por varandas antigas da cidade com a reconhecida fotógrafa Lara Jacinta) e, a encerrar o programa dedicado aos mais novos, o “Baile dos Pequeninos”.