CM Matosinhos

Festival Internacional de Cinema Queer volta ao Porto

Festival Internacional de Cinema Queer volta ao Porto

De 12 a 16 de outubro o Festival Internacional de Cinema Queer do Porto volta com mais uma edição em vários locais da cidade como o Teatro Rivoli, a Reitoria da Universidade do Porto, a Faculdade de Belas Artes, os Maus Hábitos e a Mala Voadora.

Desde masterclasses e performances, esta edição chega com uma nova secção competitiva em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, o Prémio Casa Comum, dedicado exclusivamente ao cinema queer português.

A sessão de abertura conta com Bo McGuire e a sua mais recente longa-metragem “Socks on Fire”.

De destacar a presença a realizadora alemã, Monika Treut, um nome incontornável do novo cinema queer na Europa desde a década de 80.

“O Queer Focus, outro dos segmentos da programação, irá ter uma componente de debates após o visionamento dos filmes, levando para a Reitoria da Universidade do Porto “The City Was Ours. Radical Feminism in the Seventies”, seguido de conversa com Ana Luísa Amaral, poeta, professora jubilada, pioneira dos estudos feministas e dos estudos queer na FLUP; e “Cured”, juntando-se ao debate Jorge Gato, psicólogo clínico e docente da FPCEUP, e Mia de Seixas, representante da Rede Ex-Aequo Porto” pode ler-se na página da Ágora.

A programação do evento pode ser consultada na página do evento.

Viva! no Instagram. Siga-nos.