«O Meu Primeiro FITEI» – festival infanto-juvenil de teatro – regressa à cidade do Porto, nos dias 28 e 29 de outubro e dias 1 e 2 de novembro. “Em palco estarão histórias tocantes pensadas para todas as idades e para diferentes níveis de experiência na relação com os objetos teatrais”, avança a nota de imprensa.
A iniciativa estará em duas salas emblemáticas das cidades do Porto e Matosinhos. Assim, nos primeiros dois dias de festival, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe «Carmim», uma peça circense que retrata as histórias, brincadeiras, canções e danças “que fazem parte do crescer, constituem e moldam a personalidade”.
Esta peça de Joana Carmo Martins estará em palco nos dois dias, com uma lotação especial para as escolas a 28 de outubro.
Por sua vez, o Coliseu Porto Ageas vai ser transformado uma Praça de Inverno, que toma conta da Sala Principal. «O Meu Primeiro FITEI» recria, desta forma, “pela primeira vez, um cenário de feira de rua onde espetáculos, ilustradores, livros, brinquedos antigos, oficinas e outras atividades para os mais pequenos coexistem num só espaço”.
Durante os dias 1 e 2 de novembro, a referida Praça de Inverno acolhe três peças: «Sorriso», “um espetáculo comovente sobre o amor e o poder das recordações”; o «Teatro Tradicional Dom Roberto», “que percorre o país com as estórias singulares das marionetas conhecidas como robertos”; e a peça de fantoches «O Vaqueiro Que Não Mentia», “baseada na história popular portuguesa e num formato itinerante levado a cabo pelo Teatro TukTuk”.
Ainda no Coliseu, mas em salas distintas, estarão em cena «As Árvores Não Têm Pernas para Andar», da pianista Joana Gama, e a estreia de «Os Cachos do Meu Cabelo» de Paulo Duarte, (Teatro do Montemuro).
O diretor artístico do FITEI, Gonçalo Amorim, revela, citado no documento, que nesta edição olharam para as “possibilidades que a plateia do Coliseu tem quando se transforma numa arena” e pensaram que “no mês frio de novembro, podia ser uma Praça de Inverno, em que o público convivesse com espetáculos, mas também com artistas e colecionadores que expõem os seus trabalhos”.
A nota adianta ainda que o acesso “aos espetáculos d’«O Meu Primeiro FITEI» poderá ser condicionado nos dias dedicados às escolas (28 de outubro – Teatro Municipal de Matosinhos e 2 de novembro – Coliseu)”.
No Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o acesso a cada peça é 7,5€ (adultos), com os respetivos descontos de bilheteira para crianças e seniores e no Coliseu, o valor de um passe diário para todos os espetáculos, é de 5€.
Foto: José Caldeira (Arquivo)