PUB
Philips S9000

Festival Escritaria homenageia este ano Lídia Jorge

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Ao longo de cinco dias, Penafiel vai ser a cidade de Lídia Jorge. É aqui que vai estar toda a sua vida e obra presentes”, afirmou Antonino Sousa, presidente da autarquia.

A edição deste ano do Festival Literário Escritaria, em Penafiel, a realizar em outubro, vai homenagear a escritora Lídia Jorge. “Ao longo de cinco dias, Penafiel vai ser a cidade de Lídia Jorge. É aqui que vai estar toda a sua vida e obra presentes”, afirmou Antonino Sousa, presidente do município.
O festival literário vai manter os moldes dos anos anteriores, “prestando tributo à vida e obra de escritores de língua portuguesa”.
Este ano, o evento vai se prolongar por cinco dias (em vez de três), com várias atividades que permitam “dar um maior conhecimento à vida e obra” da escritora homenageada.
Lídia Jorge tem “mais de 30 anos de escrita e uma vasta obra publicada em mais de 20 línguas, com imensas distinções em Portugal e no estrangeiro”, recordou Antonino Sousa.
Teatro, arte de rua, momentos musicais, conferências e apresentação de livros são algumas das atividades programadas para o festival que decorrerá de 1 a 5 de outubro.
Uma outra novidade da edição de 2014 é a existência de um comissário cultural responsável pela programação. O mentor do projeto e anterior presidente da câmara, Alberto Santos, foi o nome escolhido para o cargo.
Antonino Sousa disse ainda que o Escritaria é um projeto “para continuar”, pois constitui “uma referência no panorama cultural do país e ajuda na afirmação de Penafiel como concelho de referência sob ponto de vista cultural”.
Em 2013, o festival homenageou Mário de Carvalho. Nas edições anteriores do Escritaria tinham sido homenageados os escritores Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto e António Lobo Antunes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão