O 10.º Festival Literário de Ovar acontece de 18 a 22 de setembro, com o objetivo de atrair públicos de todas as idades, mesmo os que não têm hábitos de leitura. O evento, organizado pela Câmara de Ovar, celebra os 50 anos do 25 de Abril e a liberdade de expressão, oferecendo um programa diversificado com 49 atividades, incluindo apresentações de livros, concertos, teatro, e sessões de contos e oficinas.
Com 104 participantes, entre autores, músicos e atores, o festival continua a crescer, tornando-se uma referência na cultura local e envolvendo também muitas crianças e jovens. De acordo com o Porto Canal, o presidente da Câmara, Domingos Silva, destaca a importância de aproximar as novas gerações da leitura, em linha com o legado do 25 de Abril.
Entre os destaques está a estreia nacional do filme “A pedra sonha dar flor”, de Rodrigo Areias, e uma palestra com António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF, que discutirá a sua experiência com uma perseguidora obsessiva. O arquiteto e escritor Manuel de Queiroz também marcará presença, abordando a sua obra vencedora do Prémio PEN Clube.
No teatro, as peças “Guião para um país possível” e “A Noite”, de José Saramago, são os principais atrativos. No cartaz musical, a banda Sangue Suor conta com as participações especiais de Surma e Ana Deus, enquanto a mostra bibliográfica dedicada aos 500 anos de Luís de Camões será uma das principais exposições.
O festival oferece ainda oficinas para o público infantil, realizadas em espaços ao ar livre, e as Jornadas Literárias, entre 19 e 21 de setembro, focadas em temas polémicos na literatura juvenil, destinadas especialmente a professores.