CIN - Branco Perfeito

Festival de Cannes premeia jovem cineasta portuense

Festival de Cannes premeia jovem cineasta portuense

O jovem portuense João Gonzalez conquistou o Prémio do Júri, da Semana da Crítica, na 75.ª edição do Festival de Cannes, com a curta-metragem de animação “Ice Merchants”.

Esta conquista fica marcada na história do cinema português, numa das mais importantes secções competitivas paralelas do certame francês, uma vez que é o primeiro filme de animação a vencer em toda a história do festival.

João Gonzalez revelou à agência Lusa, segundo o portal de notícias da autarquia do Porto, que “a liberdade” para “criar algo do zero e de raiz” foi algo que sempre o fascinou no cinema de animação.  

“Cenários e realidades surrealistas e bizarras que podem ser usadas como instrumento de metáfora para falar sobre algo que nos é comum na nossa realidade mais «real»”, continuou.

O jovem realizador portuense realçou que este filme “tenta estudar os rituais humanos, as coisas pequeninas da vida, sendo uma base importante no relacionamento entre seres humanos”.

Assim, “Ice Merchants” conta a história de um homem e o seu filho, que “saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa, instalada numa montanha, debruçada num precipício, para vender gelo, que produzem e vendem na aldeia mais próxima, no sopé da montanha”, revela o município.

A banda sonora foi composta e interpretada por João Gonzalez, com a orquestração de Nuno Lobo e a participação de um grupo de músicos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Porto.

João Gonzalez nasceu no Porto, em 1996, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, terminou a licenciatura na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto e concluiu o mestrado no Royal College of Art (Reino Unido).

Depois de duas primeiras experiências na animação – “Nestor” e “The Voyager” –, produzidas no quadro escolar dessas instituições, “Ice Merchants” é a sua primeira obra profissional a ser premiada.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem