PUB
CIN - Branco Perfeito

Festival Cidade Mais regressa aos Jardins do Palácio de Cristal

Festival Cidade Mais regressa aos Jardins do Palácio de Cristal

Três dias de conferências, conversas, oficinas, aulas abertas, exibições, concertos, cinema, mercados, reflexões, visitas guiadas, performances e partilha de experiências, sempre à volta do tema “Imaginar”. Será assim a edição de 2019 do Cidade Mais, festival que vai decorrer de sexta-feira a domingo, nos Jardins do Palácio de Cristal. A entrada é livre.

O tema escolhido para esta sexta edição do Cidade Mais é o “Imaginar, como convite a utilizarmos o nosso poder criativo na construção do melhor mundo que conseguimos imaginar, servindo ainda como provocação de reflexão à volta das questões: Quão livre é a nossa imaginação? O que nos mantém alheados do nosso poder criativo e desejo mais profundo de sermos uma sociedade equilibrada e saudável?”, refere a organização do festival anual dedicado à sustentabilidade e ambiente.

Reunindo os principais atores do território e sociedade para trazer, partilhar e debater, de forma integrada e ampla, as melhores práticas na área da sustentabilidade, o festival convida este ano os participantes a imaginar um mundo melhor, através de seis conferências, 13 oficinas, cinco aulas abertas, três conversas, duas sessões de showcooking e um concerto, além de um mercado de produtos ecológicos.

Imaginar a cidade do Porto em 2050 é o mote da sessão de pré-abertura do festival, que está marcada para sexta-feira, 5 de julho, pelas 16h, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett (no interior dos Jardins).

Os convidados desta primeira sessão são Frederico Fernandes, presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto, EM, Artur Basto, presidente do Conselho de Administração da Porto Ambiente, EM, Paulo Calçada, CEO da Porto Digita, e João Neves, do Pelouro da Mobilidade da Câmara do Porto.

Mais tarde, pelas 18h30, a artista brasileira Adriana Calcanhotto é a oradora convidada para abrir a conferência que terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sob o mote: quão livre está a nossa imaginação?

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Leyla Acarogiu, Campeã da Terra pela ONU em 2016, considerada uma das ambientalistas mais inovadoras do mundo, será a oradora principal na sessão “O Bicho-Humano”, sábado, 6 de julho, pelas 21 horas.

Neste festival há também espaço para a música, por exemplo, com o lançamento do primeiro disco em nome próprio de Miguel Ramos, baixista dos Supernada e de Torto.

Um dos principais destaques do evento é o “Mercadeco”, uma mostra de produtos e serviços entre artesanato, vestuário, produtos alimentares, cosmética natural e outros. Haverá também a presença de 15 associações locais com os seus projetos ligados ao ambiente, uma oferta de alimentação com as habituais ementas vegetarianas e vegan, vinho biodinâmico e cerveja artesanal, um encontro de hortas urbanas e conversas com ativistas ambientais.

Para os mais pequenos, há oficinas variadas, jogos colaborativos, uma conversa sobre o papel das escolas na construção dum mundo melhor e outras atividades.

Organizado pela Movig Cause, uma associação sem fins lucrativos, o festival conta com a Câmara Municipal do Porto como parceiro principal e com a Biorumo e a Booq enquanto parceiros estratégicos.

Veja aqui a programação completa do evento.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem