
O único festival a preto e branco do mundo regressa à cidade do Porto esta quarta-feira. Durante quatro dias, 37 projetos – oriundos de 17 países e divididos pelas categorias de vídeo, áudio e fotografia – participam no Festival “Black & White”, uma iniciativa promovida pela Escola das Artes da Católica Porto.
Além da sessão de abertura do festival e da primeira competição de vídeo, que decorrem às 21h45 de quarta-feira, o primeiro dia do festival fica marcado pela exibição de projetos que se distinguiram nas últimas edições do festival. “Fontelonga” (de Luís Costa), “Píton” (de André Guiomar), “La Pionnière” (de Daniela Abke) e “The Lizards” (de Vincent Mariette) são alguns dos filmes que fazem parte das exibições agendadas para as 15h do primeiro dia. A sessão de abertura integra, ainda, um momento de homenagem a Manoel de Oliveira, que foi presidente honorário do festival.
Até dia 24, sábado, para além das competições, que reúnem trabalhos dos mais diversos formatos, serão levadas a cabo diversas atividades ligadas ao mundo audiovisual, desde artist talks, screenings, até extensões de outros festivais internacionais. As noites serão também animadas com um programa cultural paralelo.
Todas as atividades do Festival Audiovisual são livres e de entrada gratuita.