À semelhança do que aconteceu em 2020, este ano também não se realizarão as tradicionais Festas do Senhor de Matosinhos. A romaria, considerada uma das mais importantes do país, voltou a ser cancelada, devido à pandemia de covid-19, e só regressará em 2022, anunciou a Câmara Municipal local.
No entanto, “sensível ao simbolismo, fé e devoção que o Senhor de Matosinhos mobiliza, a Câmara Municipal decidiu apresentar um programa diferente, com um formato misto, adaptado às atuais circunstâncias e respeitando as normas emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)”, lê-se, no comunicado divulgado.
O programa, em formato online e presencial, distribui-se por um total de cinco dias, e arranca já esta sexta-feira, 21 de maio.
Das atividades planeadas, destaque para a celebração da Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, que acontece pelas 11h00 do dia 25, feriado municipal.
A ornamentação de flores naturais da Igreja Matriz em homenagem ao Bom Jesus de Matosinhos é outra tradição que se mantém, envolvendo a participação de dezenas de voluntários. Os altares poderão ser visitados com circuitos próprios, respeitando todas as regras de segurança impostas.
Um dos pontos altos do evento é também o concerto de Tiago Nacarato, cantautor portuense de raízes brasileiras, que regressa a Matosinhos para um concerto no Teatro Municipal Constantino Nery. Agendado para sexta-feira, 21 de maio, pelas 19h30, o concerto vai contar com a participação de Bárbara Tinoco.
Adicionalmente, detalha o município, destaca-se também a apresentação do chamado “livro das Festas”, que, este ano, é assinado pelo historiador Hélder Pacheco. Intitulada “Senhor de Matosinhos, Cartazes da Festa”, a publicação será lançada a 22 de maio, sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A partir desse dia, estará também patente, no edifício, a exposição de fotografias e cartazes da Festa do Senhor de Matosinhos.
Também a exposição “25 anos depois, a Coleção de Arte Municipal, 1995-2020” poderá continuar a ser visitada, em três locais emblemáticos do concelho – Museu da Quinta de Santiago, Galeria Municipal e Edifício dos Paços do Concelho – até ao dia 6 de junho.
“A mostra apresenta uma retrospetiva dos últimos vinte e cinco anos de aquisições de obras de arte nos quais a autarquia de Matosinhos tem investido para enriquecer o seu acervo artístico de carácter público, com cerca de 450 obras, tornando-a uma das mais importantes coleções municipais a nível nacional”, recorda a Câmara Municipal.
A par desta exposição, a autarquia lança também o catálogo atualizado do acervo artístico, em II volumes, e uma segunda edição do livro-inventário publicado em 1995, com as obras de arte incorporadas até essa data, ambos com textos de Laura Castro, investigadora e historiadora da arte. A apresentação das obras acontece a 23 de maio, pelas 16h00, na Galeria Municipal.
Para os entusiastas de desafios virtuais, o município preparou vídeos de atividades relacionadas com as Festas do Senhor de Matosinhos, que serão apresentados, na página de Facebook da Câmara Municipal entre os dias 22 e 25 de maio. Nos dias 23, 24 e 25, a autarquia exibirá também o documentário histórico “Romaria ao Senhor de Matosinhos em 1967. A película vai ser exibida em três partes, sempre às 18h30.
Recorde-se que as Festas do Senhor de Matosinhos realizam-se há mais de 700 anos, reunindo, de acordo com a Câmara Municipal, em circunstâncias normais, “cerca de dois milhões de visitantes”.