
As Festas Antoninas de Famalicão duram nove dias, custam 220 mil euros e têm Dulce Pontes e Anselmo Ralph como cabeças-de-cartaz, informou hoje o município.
Dulce Pontes é a primeira grande protagonista da festa com um concerto de entrada livre, no Parque da Devesa, no dia 6, pelas 22h. Anselmo Ralph atua no dia 9, pelas 22h, no Estádio Municipal. A primeira parte do concerto ficará a cargo de Jay V, Hugo Pina, Nelson One, Os Intocáveis, Yudi Dox & Sander Love, Zimous e Diogo Fonseca. Mas os concertos não ficam por aqui, nos dias 7, 8, 10 e 11 há música na praça, com diversos artistas da música popular. No dia 13, destaque para o concerto de encerramento com a prata da casa no Parque da Devesa.
Mas, apesar dos “nomes sonantes” da música, “o ponto alto das festas continua a ser as tradicionais e populares marchas, que saem à rua na noite de 12 de junho, percorrendo o centro da cidade e finalizando no Estádio Municipal”, acrescenta o comunicado.
“As Marchas Antoninas são uma marca do nosso concelho. Depois dos vários meses de trabalho, empenho e dedicação dos grupos participantes, o momento das marchas surge de forma espontânea e a interação com o público nas ruas é natural e genuína”, afirmou o presidente da Câmara, Paulo Cunha, acrescentando que se trata de um momento “emblemático, de exaltação, orgulho e paixão de quem é de Famalicão”.
No dia 8, desfilam as marchas infantis, com toda a magia e criatividade das escolas do concelho.
O cartaz deste ano inclui também o desfile de rua “Toca a Bombar”, com meia dúzia de grupos de bombos e Zés P’reiras a percorrer as ruas da cidade na tarde de 10 de junho.
Novidades são também o desfile de viaturas clássicas e de fanfarras de bombeiros de Portugal.
Em termos desportivos, haverá mais uma edição do prémio de atletismo Bernardino Machado, um raid todo-o-terreno, basquetebol, corrida de galgos, a “descida mais louca” em carros artesanais e a X caminhada camiliana entre Famalicão e S. Miguel de Seide.
No dia 13 pode-se assistir à missa em honra a Santo António, com distribuição do pão, seguida de uma procissão.
A gestão das Festas Antoninas é responsabilidade da Associação Famalicão Concelho com Futuro. A edição deste ano tem um orçamento inferior, em 10 por cento, ao do ano passado. A Câmara atribuiu um subsídio de 192 mil euros.