
A maior celebração do cinema em Portugal, que permite pagar apenas 2,5€ pelos bilhetes, regressa já na próxima semana. Nos dias 13, 14 e 15 de maio, os portugueses vão poder voltar a repetir as viagens às suas salas preferidas, numa edição em que “o maior desafio vai ser mesmo escolher o que ver”, garantem os promotores, explicando que esta está “recheada de filmes para todos os gostos, com grandes estreias nacionais e internacionais”.
Na primeira linha surgem os filmes de super-heróis: “Os
Vingadores”, “Capitão Marvel” e “Shazam”. Para os mais novos e as respetivas
famílias, há “Dumbo”, “Cai Na real Corgi”, “O Parque das Maravilhas”, “Mr
Link”, “A Grande Viagem” e “Mary e a Flor da Feiticeira”. A aposta na produção nacional, uma marca histórica da Festa do
Cinema, faz-se sentir através dos recentes sucessos “Snu”, “Diamantino”,
“Quero-te Tanto” e “Menina”, aos quais se junta a estreia de “Hotel Império”,
de Ivo Ferreira, e “Solum”, de Diogo Morgado.
Para quem prefere o cinema europeu não-português, estão confirmadas as produções francesas “Amoureux de Ma Femme” (A Outra…), “Enchantées” (Irmãs a Meias), “Facteur Cheval” (A Incrível História do Carteiro Cheval), “Le Monde est à Toi” (O Mundo é Teu) e “Sauver ou Périr” (Vida Por Vida), as produções italianas “Moglie y Marido” (Mulher e Marido), “Il Postino” (cópia nova restaurada do Carteiro de Pablo Neruda) e “Tropa Grazia” (Lúcia Cheia de Graça) e os filmes espanhóis “Diana”, “O Enigma da Rosa”, “Devota com Pouca Sorte” e “Onda de Crimes”.
A Festa do Cinema 2019 faz-se “com os maiores sucessos do cinema atual e com a riqueza e diversidade de propostas de várias cinematografias”, num ano em que a Festa é a dobrar, uma vez que, pela primeira vez, a iniciativa vai ter duas edições no mesmo ano. A segunda edição está marcada para outubro, mas, para já, ainda, não são conhecidas as datas.
Veja os cinemas aderentes à iniciativa aqui.