Fernando Nobre é o convidado do Clube dos Pensadores (CdP) no dia 11 de junho, pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia. O clube vai de férias de verão, regressando depois em setembro, com a presença de Miguel Relvas.
Para além de médico-cirurgião, Fernando Nobre é fundador e presidente da AMI – Assistência Médica Internacional, uma organização não governamental portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos.
Segundo Joaquim Jorge, fundador do CdP, o tema do debate será a política nacional e internacional, assim como a AMI.
Fernando Nobre já esteve no clube em 2011, quando foi candidato a Presidente da República. “Nas eleições presidenciais obteve um honroso 3.º lugar com um score perto dos 15% e à volta de 600.000 votos”, aponta Joaquim Jorge. Fernando Nobre encabeçou a lista do PSD ao Parlamento pelo círculo de Lisboa, a convite de Pedro Passos Coelho, mas depois não conseguiu ser eleito presidente da Assembleia da República, tendo renunciando ao mandato.
“Todavia a sua passagem efémera pela política, em nada beliscou ser um ‘homem de grandes causas’, alguém que tem legitimidade para falar em nome da cidadania e que tem uma longa vida de intervenção cívica”, considera o fundador do CdP.
O debate com Fernando Nobre será o último antes das férias de verão. O CdP regressará depois em setembro, com a presença de Miguel Relvas.