PUB
Amanhecer

Feira do Livro do Porto vai ter limite de visitantes

Feira do Livro do Porto vai ter limite de visitantes

A Feira do Livro do Porto regressa aos Jardins do Palácio de Cristal, entre 28 de agosto e 13 de setembro, numa edição que vai contar com a participação de 119 stands e um espaço limitado a 3.500 pessoas, devido à crise sanitária causada pelo novo coronavírus.

A partir do mote “Alegria para o fim do mundo”, transcrito da obra de Andreia C. Faria, a 7.ª edição do certame contará com “um mote literário que ecoa a situação de pandemia que foi vivida nos últimos meses e também o sentimento de esperança no futuro, olhando os poetas e os escritores como faróis, como profetas deste tempo”, explicou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, na apresentação do programa, esta terça-feira.

A edição deste ano presta homenagem a duas escritoras, a portuense Leonor de Almeida, autora de “Caminhos Frios” e “Luz do Fim”, e a imunologista Maria de Sousa, que faleceu recentemente vítima de covid-19.

“Vamos tentar redescobrir uma poeta que foi remetida para uma certa invisibilidade no contexto literário português”, referiu o autarca, sinalizando o trabalho de investigação de Cláudia Clemente em torno da sua obra e biografia, que surge na antologia da literatura erótica e satírica de Natália Correia. De igual justiça, o reconhecimento a Maria de Sousa, que “além de ser uma extraordinária imunologista e cientista, também nos deixou um legado de poesia”, sublinhou.

“Depois também queremos homenagear aquilo que é a voz poética no feminino. (…) A programação desta edição vai alcançar a potência da escrita e das vozes no feminino. Teremos as lições programadas pela [dupla de curadores convidados] Anabela Mota Ribeiro e José Eduardo Agualusa (…) assim como uma sessão especial das «Quintas de Leitura» que fazem o arco de quase cem anos de poetas portugueses”, apontou Rui Moreira, destacando os “Concertos de Bolso”, uma das novidades desta edição, que pretende “reunir músicos de diferentes géneros e gerações, e assim esboçar um retrato do panorama musical na cidade”.

Segundo o município, “lições, conversas, palavra sobrada, rádio, cinema, concertos, oficinas e espetáculos constituem os pontos nevrálgicos da programação da grande festa do livro”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A dupla de curadores convidados Anabela Mota Ribeiro e José Eduardo Agualusa regressa com a programação das “Lições” e “Debates”. As “Lições” vão debruçar-se sobre heroínas da ficção a partir da interpretação e análise de cinco convidadas, entre elas Bovary ou Karenina, enquanto os “Debates” contarão, entre outros, com a participação de Gonçalo M. Tavares, Richard Zimler e Sobrinho Simões.

O evento contará 80 entidades participantes, entre distribuidores, editoras, livreiros, alfarrabistas e entidades públicas ou privadas, que ocuparão um total de 119 pavilhões.

De forma a garantir todas as medidas preventivas e de segurança, no âmbito da pandemia de covid-19, a Câmara Municipal do Porto informou que serão colocados dispensadores de solução antissética, de base alcoólica, e sinalética a reforçar a necessidade de adoção das medidas de prevenção e rigor. Além disso, o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto assegurará também “limpeza especial do recinto”.

Nesta edição, a autarquia investiu 125 mil euros, mais 25 mil euros do que no ano passado.

Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão