Philips

Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira

Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira

A partir das 12h desta sexta-feira , os Jardins do Palácio de Cristal abrem portas à Cultura, com uma agenda preenchida de homenagens, lições, concertos, filmes e atividades para toda a família. A Feira do Livro do Porto, promovida pela Câmara Municipal, vai contar com a visita do presidente da Câmara, Rui Moreira, às 14h30, como é tradição, a quem se junta o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo a nota de imprensa, “até 11 de setembro, o festival literário acolhe 84 expositores, entre livrarias, editoras e alfarrabistas de todo o país”. Em paralelo decorrem mais de 100 atividades, de acesso gratuito, numa agenda repleta de filmes, concertos, oficinas, conversas, lições e atividades para bebés, crianças e jovens.

A poesia é o fio condutor de toda a programação que terá como principais homenageados Ana Luísa Amaral e Manuel Gusmão, “além de uma atenção especial à literatura brasileira, numa ponte que celebra os 200 anos da independência do país”.

A Feira do Livro estende-se por vários espaços do recinto, tendo como epicentro do programa literário o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) e os “palcos” habituais da programação paralela, como o Porta-Jazz ao Relento, no Lago dos Cavalinhos, os Concertos de Bolso, no Terreiro da Casa do Roseiral e ainda a Concha Acústica, onde decorrerão as sessões Palavra Soprada.

“O público infantojuvenil terá uma atenção especial dentro do programa cultural, com cerca de 50 atividades para bebés, crianças e jovens, entre iniciativas como Oficinas de Ilustração, À volta dos livros, Oficinas de Desenho, Sessões de Contos, Atividades Para Bebés e Para Famílias”, indica o documento.

Entre 26 de agosto e 11 de setembro, prometem-se 17 dias de encontros nas várias iniciativas de acesso gratuito, entre as quais 46 atividades infantojuvenis, 22 concertos, 11 conversas, 9 lições, 4 sessões de cinema e 5 sessões de palavra soprada. A programação subdivide-se em diferentes temas com curadorias de diferentes entidades e criadores da cidade.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal