PUB
Recheio 2024 Institucional

Feira do Livro do Porto apresenta programação que convoca “ideário romântico”

Feira do Livro do Porto apresenta programação que convoca “ideário romântico”

Uma quinzena antes do arranque de mais uma edição da Feira do Livro do Porto, que, este ano, volta a ter lugar nos Jardins do Palácio de Cristal, numa homenagem ao escritor Júlio Dinis, a Câmara Municipal do Porto revelou algumas linhas da programação do evento.

A decorrer entre 27 de agosto e 12 de setembro, a edição 2021 da Feira do Livro do Porto vai contar com 78 entidades participantes e um programa artístico que evoca Júlio Dinis, na data em que se comemoram 150 anos da sua morte, a partir do mote “Herborizar”.

O herbário de Júlio Dinis, propriedade da Escola Rodrigues de Freiras, será apresentado no “contexto expositivo”, que marca a abertura do Museu da Cidade— Extensão do Romantismo, antigo Museu Romântico, com a proposta de “realizar um diagnóstico sobre o impacto do romantismo no Porto até à atualidade”, informou, em comunicado.

A figura incontornável do romantismo na cidade é abordada no programa desenhado pela curadora convidada Helena Carvalhão Buescu, intitulado “Júlio Dinis — Passeios em Terras Românticas”, que acontece no fim de semana de 28 e 29 de agosto, e conta com a participação de Isabel Pires de Lima e Simão Valente, que se “debruçam sobre a tomada de uma consciência ecológica”, e João Barrento e Ana Luísa Amaral, sobre as “questões de tradução”.

Por sua vez, o curador Gonçalo M. Tavares, também convidado, vai questionar “o romantismo contemporâneo na Dança, na Arte, no Teatro e na Ciência”, nas sessões “Romantismo para além do Romantismo. Entre Arder e Durar”, agendadas para os dias 4,5, 11 e 12 de setembro.

A partir da “análise da sensibilidade romântica na contemporaneidade”, Nuno Faria, coordenador da programação artística, e diretor do Museu da Cidade, propõe o ciclo de “Lições” e Guilherme Blanc, diretor do futuro Batalha Centro de Cinema, o ciclo de filmes.

“Helena Carvalhão Buescu abre com uma lição sobre Júlio Dinis, mas falamos também de Maria Gabriela Llansol, por Etelvina Santos; Beuys, por José Miranda Justo; Empédocles, por Sousa Dias até Kurt Cobain, por Paula Guerra, nas manhãs de sábado e domingo. Figuras que, tal como a história de juventude do escritor do século XIX, lembram a figura do autor e do artista cuja vida ‘se consome intensamente como um fósforo rápido»”, salienta o município.

Paralelamente, a Feira do Livro do Porto contará também com “Duetos de poetas”, de diferentes gerações, nomeadamente Daniel Jonas, Gisela Casimiro, Elisabete Marques, Jorge Sousa Braga e Rita Taborda Duarte.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, o Porto. adianta que estão também programadas conversas com escritores e cronistas, com Dulce Maria Cardoso, Álvaro Laborinho Lúcio, Germano Silva e João Habitualmente, com moderação de Júlio Magalhães, naquele que é um programa desenvolvido por João Gesta.

O programa “Quintas de Leitura” fará também parte do evento, com uma sessão especial dedicada a Daniel Faria e outros poetas até à atualidade que “desandam cedo da vida” e “escolheram a escrita como um meio de desesperar”.

As atividades de animação para toda a família, com performances, oficinas e tours literárias estão também asseguradas na edição 2021 do evento literário do Porto, com um “reforço das atividades infanto-juvenis na Biblioteca Municipal Almeida Garrett”.

Destaque também para o regresso da Porta-Jazz ao Relento e dos Concertos de Bolso, que apresentam propostas diferentes géneros e gerações, com um cartaz composto por José Valente, Grutera, Little Friente, Montes, André Júlio Turquesa, Rita Braga, The Solar Corona Elektrishe Maschine, O Manipulador, 10.000 Russos, Summer of Hate, $tag One, Kali, Evols, Meta, Palmiers, PZ, Stereoboy, Ana Deus, Ece Canli, Julius Gabriel, Dom Pie Pie e O Bom O Mau e O Azevedo.

A Biblioteca Popular de Pedro Ivo, conhecida como Biblioteca do Marquês é, com a Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, o outro espaço satélite, que se torna novamente uma biblioteca, com o espólio que lá existia e a partir da memória do escritor Pedro Ivo.

Recorde-se que a última edição da Feira do Livro do Porto decorreu sob o mote “Alegria para o fim do mundo” e contou com a participação de 120 pavilhões e 80 entidades.

Foto: CM Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil