Recheio

Feira do Livro do Porto 2017 homenageia Sophia de Mello Breyner

Feira do Livro do Porto 2017 homenageia Sophia de Mello Breyner

A edição de 2017 da Feira do Livro do Porto vai decorrer de 1 a 17 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, e a escritora homenageada será Sophia de Mello Breyner Andresen.

O anúncio foi feito esta quinta-feira de manhã por Rui Moreira, em conferência de imprensa realizada na Galeria Municipal do Porto, onde esteve presente Miguel Sousa Tavares, filho da escritora homenageada.
“A escolha de Sophia de Mello Breyner Andresen enquadra-se nas nossas linhas programáticas para 2017. Este ano, a programação da Cultura, nomeadamente através do Fórum do Futuro, refletirá sobre assuntos que se relacionam com a Era do Antropoceno e com questões que afetam a vida do nosso planeta. São questões absolutamente relevantes na produção artística de hoje e que refletem a vitalidade e intemporalidade da obra de Sophia”, afirmou o presidente da Câmara do Porto.
“Creio que Sophia se iria sentir orgulhosa por esta homenagem acontecer na sua cidade, entre árvores, pássaros e as oportunidades de leitura únicas que a nossa Feira do Livro oferece”, notou ainda Rui Moreira.
Em torno da obra da escritora portuense será desenvolvido um programa de debates, cinema, performances e atividades para a infância. Miguel Sousa Tavares, filho da escritora, inaugurará o ciclo de debates a 2 de setembro, logo após o momento de homenagem a Sophia, na Avenida das Tílias.
Para Miguel Sousa Tavares, a escolha de Sophia como autor homenageado em 2017 é “profundamente feliz, porque entre a minha mãe e a cidade do Porto houve sempre uma grande relação de deve e haver”.
O escritor e jornalista considera que o Porto “tem retribuído com grande gratidão aquilo que foi a imensa lealdade e o amor da minha mãe a esta cidade, que está patente em toda a sua obra. Acho sinceramente que o Porto tem sido grato com o legado da minha mãe e com esse amor que ela teve à cidade durante toda a vida”.
À semelhança dos anos anteriores, a Feira do Livro do Porto contará com uma intensa programação cultural e de animação que inclui debates, cinema, sessões de spoken word, exposições, música, espetáculos e atividades para a infância e juventude, em que participarão nomes fundamentais da literatura e da cultura contemporânea.
A Galeria Municipal do Porto inaugurará no dia 1 de setembro, com o arranque da Feira do Livro, uma grande exposição baseada na temática dos elementos naturais e no pensamento de Sophia, para a qual serão convidados quatro curadores.
O cinema voltará a ocupar um papel relevante nesta que será a quarta edição consecutiva organizada pela Câmara do Porto. “O programa será pensado a partir de cinematografias que exploram o Mar, a Terra, a Água e o Ar. Que falam do Universo. E, claro está, de Sophia”, avança ainda o portal de notícias do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.