
Destinada sobretudo aos alunos do 9º e do 12º anos de escolaridade, pais e encarregados de educação, professores, formadores, psicólogos e comunidade em geral, o certame conta com a participação das várias escolas e instituições educativas do concelho, que ali apresentam os seus projetos e a oferta educativa e formativa à disposição dos jovens de Matosinhos.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, a Feira da Oferta Formativa “Escolhas com Futuro” contará também, segundo comunicado da autarquia, com “um programa cultural dinamizado por alunos de várias escolas e com a realização de painéis onde os alunos poderão conhecer múltiplos profissionais e apresentar as suas dúvidas e curiosidades”.
Este ano, fruto de uma parceria com a Universidade Católica Portuguesa, a feira contará ainda com dois seminários. Na quinta-feira a sessão terá por tema “Os Novos Desafios do Ensino Profissional para o Século XXI”, estando prevista a apresentação, discussão e avaliação dos produtos e processos construídos pelos professores do ensino profissional de oito escolas do concelho.
O seminário do dia 28 de abril, sexta-feira, dirige-se a “pais e encarregados de educação, empresários, psicólogos, coordenadores dos cursos profissionais, membros da direção das escolas e à comunidade em geral, e pretende ser um momento privilegiado de reflexão e esclarecimento sobre os cursos profissionais enquanto percursos educativos caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional e pela valorização do desenvolvimento de competências, sem excluir a hipótese de prosseguimento de estudos”.