Sogrape

Feira da Regueifa e do Biscoito arranca na próxima semana em Valongo

Feira da Regueifa e do Biscoito arranca na próxima semana em Valongo

A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista arranca em Valongo de 1 a 5 de junho, com presença garantida das principais padarias e biscoitarias do concelho.

Esta iniciativa destina-se a valorizar e promover “o que Valongo tem de mais emblemático, apostando numa das suas marcas de excelência – a Regueifa e o Biscoito”, afirma a Câmara Municipal.

Nesta que é 7ª edição do evento, o Largo do Centenário será “o centro das atenções desta festa, graças à presença dos padeiros e biscoiteiros neste espaço de venda que inclui fabrico ao vivo”.

A autarquia menciona que “há de tudo um pouco nesta praça”, desde os “tradicionais moletes à famosa regueifa feitos com farinha de trigo, às versões de pão mais contemporâneas e outras doçarias”.

Como já é habitual, aliada à tradição gastronómica, a vertente cultural também estará presente. Prova disso é o palco principal montado no Largo do Centenário, onde vão atuar, pelas 22h00, artistas como Carlão, The Black Mamba, Virgem Suta, Galandum Galundaina e os irmãos Némanus.

O arranque das festividades acontece na quarta-feira com um desfile, onde crianças das escolas do “concelho e associações locais se vão vestir a rigor para representar personagens características como o padeiro e o almocreve”.

A programação cultural conta ainda com uma exposição de rua e um mercado de artesanato local na Rua de S. Mamede. O Museu Municipal e a Oficina da Regueifa e do Biscoito vão estar de portas abertas em horário alargado.

A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista é um evento cultural, onde a vertente gastronómica continua bem presente. A ideia é mesmo contribuir para manter a tradição viva.

Para o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, agora que é possível voltar a realizar a Feira em formato presencial, esta edição será “a melhor de sempre”.

O autarca confessa que está a contar com “a energia das pessoas” para honrar tradições ligadas à regueifa e ao biscoito e “para transformar este evento numa grande homenagem” aos padeiros e biscoiteiros, que mesmo “nos piores momentos da pandemia nunca pararam” de disponibilizar as suas iguarias.

José Manuel Ribeiro garante ainda que “vão ser cinco dias de festa com um programa que inclui concertos, o concurso da melhor regueifa e biscoito da feira, animação itinerante e muito mais”, esperando que a iniciativa leve até ao município 150 mil pessoas.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem