PUB
PD- Literatura Infantil

Feira acolhe “maior evento nacional de fotografia profissional”

Feira acolhe
O centro de congressos Europarque, em Santa Maria da Feira, acolhe deste sábado a quarta-feira quatro eventos internacionais de Fotografia, reunindo mais de quatro mil profissionais, de 25 países diferentes, para revelação dos prémios da World Photographic Cup e eleição do Fotógrafo Europeu do Ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem (APPImagem), Jerónimo Coelho, a Feira recebe assim “o maior evento nacional de fotografia profissional”.  
“Vai ser um momento único para os profissionais de fotografia e vídeo”, garantiu Jerónimo Coelho à Lusa.
“Por um lado temos o 20.º seminário da APPImagem, em que 400 participantes recebem formação em diversas áreas por oradores nacionais e estrangeiros, e ainda a ExpoFoto, que é o maior salão nacional para profissionais do setor. Por outro lado, este ano também conseguimos trazer para cá o evento em que a FEP [Federação dos Fotógrafos Europeus] elege o Fotógrafo Europeu do Ano e recebemos ainda a World Photographic Cup, que distingue o país com a melhor seleção de fotógrafos”, explica.
É quanto a essas duas últimas iniciativas que o organizador do evento tem maiores expectativas. No caso do Fotógrafo Europeu do Ano, isso deve-se ao facto de estarem a concurso 2000 fotografias assinadas por 400 autores, sendo que entre as 100 imagens finalistas se incluem as de oito portugueses: Edgar Raphael, na categoria Moda; André Boto e Fernando Branquinho, na de Ilustração; Jorge Bacelar e Rui Caria, na de Reportagem/Fotojornalismo; e Miguel Rolo, Nuno Teixeira e Silva Pinto, na de Casamento.
Em cada uma das dez modalidades em disputa haverá um vencedor e, entre esses, o júri selecionará, no domingo, o Fotógrafo Europeu de 2016 – título que, em 2015, coube ao português Diogo Freitas, especialista em Ilustração.
Já quanto à World Photographic Cup (expressão traduzível como “Taça Mundial de Fotografia”), Jerónimo Coelho anuncia a decisão na segunda-feira e começa por explicar: “A competição envolve 27 federações nacionais de quatro continentes e cada um desses países pode concorrer com três fotógrafos a cada uma das seis categorias a concurso. Depois são selecionados os melhores profissionais de cada categoria e o país com mais vencedores ganha o prémio de ‘Melhor Seleção'”.
Quanto ao seminário da APPImagem, este irá decorrer de domingo a quarta-feira e integrará dezenas de palestras e workshops por oradores de diferentes países.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem