Philips

FC Porto em Casa recebeu Pinto da Costa

FC Porto em Casa recebeu Pinto da Costa

Na passada sexta-feira, 17 de abril, dia em que completou 38 anos na presidência do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa entrou em direto no programa da FC Porto TV, para uma conversa com Jorge Costa, Vítor Baía e ainda José Mourinho.

Instalado no seu gabinete no Estádio do Dragão, Pinto da Costa disse que os capitães de equipa nas conquistas europeias de 2003 e 2004 “são parte importante da história do FC Porto. Representam uma época e uma mística que ainda hoje são exemplo para todos os jovens que tiveram a felicidade de vos ver jogar”.

O presidente azul e branco afirmou que se revê em todos os jogadores que passam pelo clube, “mas o Jorge e o Vítor são dois casos especiais”.

“Vítor Baía e Jorge Costa eram ótimos. Tinham uma preponderância sobre os colegas sem precisar de puxar dos galões, era uma liderança natural. Tinham um comportamento, dentro do campo, que ninguém podia dizer nada. Podiam estar magoados e cansados, só se fosse impossível não continuavam. Viviam intensamente, transmitiam um amor ao FC Porto que era contagiante para os outros mas nunca foram capitães de ter que mostrar a braçadeira e dizer «atenção que eu sou o capitão». Eram capitães naturalmente, e por isso é que foram dois capitães fantásticos”, afirmou o presidente, citado na página oficial do clube.

Viena e Sevilha são as finais que o dirigente destacou: “Quando pensam nas sete vitórias internacionais eu distingo duas: obviamente a primeira, em Viena em 1987 contra o Bayern de Munique, porque para muita gente era impensável o FC Porto alguma vez voltar a uma final depois de 1984. Eu acreditava e disse-o no meu primeiro programa e vencemos. Foi aí que se abriram as portas do futebol europeu e mundial para o FC Porto. A partir daí começou a ser um clube reconhecidamente competente e um clube que toda a gente passou a respeitar, pelo menos lá fora. Depois dessa, a mais emocionante foi a final de Sevilha, contra o Celtic. O ambiente era extraordinário, 50-50 entre portugueses e escoceses, o jogo foi emocionantíssimo com a marcha do marcador, foi bem disputado e foi um final emocionante, que ainda há dias tive oportunidade de rever, e vi uma coisa que não tinha visto na final porque, nos últimos minutos já não aguentava mais e vim para uma sala que tínhamos. Só agora no filme é que verifiquei que o Nuno Valente tinha sido expulso no prolongamento. Aos 90’ já tinha o coração aos saltos e fui para dentro. Foi de tal forma emocionante o jogo que teve um significado especial. E também porque, para muita gente, em 1987 aconteceu, o FC Porto foi campeão europeu como o Belenenses foi campeão nacional em 1955 e o Boavista em 2000. Não aconteceu, nós depois de termos ganho em 1987 também a Taça Intercontinental, passados aqueles anos voltámos a apresentar uma equipa que ganhou uma prova europeia. Muita gente achava que não era possível e só a nossa determinação e o valor da equipa, porque tínhamos uma grande equipa, isso fez-nos mostrar que não tínhamos ganho em 1987 por acaso e não ganhámos em 2003 por acaso, como se verificou logo no ano seguinte, ao sermos campeões europeus.”

O presidente do FC Porto referiu, ainda, estar mais interessado em ganhar títulos no futuro do que reviver os do passado: “Toda a gente no clube tem que estar com a mentalidade de que temos um passado glorioso, temos um presente que nos motiva, mesmo no meio de todas as dificuldades, mas é necessário que todos os que tenham responsabilidades a qualquer nível do FC Porto, ou que venham a ter, estejam com a mentalidade de que partimos do zero. Não ganhámos nada. O que ganhamos começa amanhã. E é com esse espírito que nós temos de ultrapassar estes momentos delicados, difíceis, em que muita gente puxa para trás, muito dos que vão às televisões falar puxam para trás, mas é necessário com o espírito que o Jorge e Vítor tiveram dentro do campo, que toda a gente no FC Porto pense em preparar o futuro e fazer com que o futuro seja de vitórias, de glórias e de satisfação para toda a massa associativa do FC Porto.”

Foto: FC Porto

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.